O que é uma Consulta Jurídica?
- Viviane Rezende
- 8 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Entenda como a consulta com um advogado pode te ajudar a prevenir problemas.

Você já deve ter entrado em contato com algum advogado para solucionar algum problema e ele diz para marcarem uma consulta jurídica. Mas o que é isso? Como funciona? Não é só prestar os esclarecimentos pelo WhatsApp?
Na Consulta Jurídica o advogado busca entender, em todos os aspectos, o problema do possível cliente, o que o cliente busca e através dos relatos e análise de documentos buscamos os meios mais céleres de solução dos problemas.
Na Consultoria o advogado também ajuda o cliente a prevenir e evitar demandas, além de oferecer soluções de conflitos extrajudiciais e até mesmo uma possível mediação de conflitos.
Esse atendimento possui um custo, pois na consultoria o advogado aplica seu conhecimento jurídico e oferece soluções práticas, e esse valor varia de cada profissional, da área do Direito e da complexidade do caso. No entanto, o valor mínimo para esse tipo de serviço está previsto na Tabela da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB do Estado no qual o Advogado atende.
Esse atendimento pode ser feito presencialmente, no escritório do advogado, devendo o cliente levar todos os documentos pertinentes ao assunto ou ainda de forma virtual, existindo plataformas que possibilitam vídeo-chamadas sem interrupção e os documentos são enviados por e-mail ou WhatsApp.
A Consultoria Jurídica serve, além de tudo isso, para te auxiliar a prevenir problemas futuros. Por exemplo: uma pessoa que adquire um imóvel na planta e a Construtora não o entrega no prazo previsto e no contrato não há nenhuma cláusula de penalidade pelo não cumprimento do prazo. Nesse caso será necessário ingressar no judiciário para que o Juiz determine qual será a punição da Construtora. Porém, se antes de assinar o contrato, essa pessoa tivesse buscado uma Consultoria Jurídica, poderia ser alertada por um Advogado sobre as “pegadinhas” no Contrato e evitar prejuízos financeiros e outros problemas.
Portanto, a Consultoria seria o mais indicado para esclarecer o conteúdo do contrato antes da questão se tornar problemática e virar uma ação judicial, que pode levar anos na Justiça para ser resolvida.
Com certeza você conhece alguém que poderia ter evitado um problema se tivesse consultado um Advogado antes.
Ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários ou fale com um especialista!
Por Viviane Rezende.
Comments